Verdun: cenário de uma batalha que durou 10 meses

with Nenhum comentário

Em Verdun foi escolhido o soldado desconhecido que repousa sob o Arco do Triunfo, em Paris.



Verdun, conhecida pela Batalha do mesmo nome, que durou 10 meses, durante a Primeira Grande Guerra, já existia na pré-história. São 30 séculos de história.

Divide-se em cidade alta, onde estão a catedral de Notre-Dame, o palácio episcopal e a cidadela, e cidade baixa, com suas ruas comerciais ao longo do rio Meuse, a Tour Chaussé, símbolo medieval da cidade, também chamada de Porte Chaussée (era uma das três portas das antigas muralhas da cidade), o Hôtel de Ville (século XVII) e o Monumento à Vitória e aos soldados de Verdun (73 degraus levam a uma cripta e à torre de 30m de altura com a estátua de um guerreiro apoiado em uma espada).

Infelizmente só pude visitar a Cidadela e passar pelas ruas ao longo do rio. Como sempre acontece quando gostamos de uma cidade e deixamos de visitar lugares importantes de sua história, isto se transforma em uma razão para voltar. Por que não?

A visita à Cidadela é imperdível. É composta de galerias abertas na rocha entre 1886 e 1893, e que possuíam, em 1914, uma largura total de 4km, número que passou para 7km no final da Guerra. 

As galerias, que podiam abrigar 2 mil homens, possuíam 6 depósitos para pólvora, 7 para munições, uma padaria, um moinho, um hospital, uma central telefônica e telegráfica, cozinha e outros depósitos.

No dia 10 de novembro de 1920, foi escolhido ali o soldado desconhecido que repousa sob o Arco do Triunfo, em Paris.

Pode-se visitar uma parte das galerias em uns carrinhos, como os das atrações da Disney. É uma volta no tempo, que nos faz descobrir como era a vida dos soldados durante a guerra. Há efeitos especiais mas eu não vou contar tudo para não estragar a surpresa.

GALERIA

Passe o mouse nas imagens para ver a descrição ou clique para aumentar.

Comentários