Unter den Linden e Ilha dos museus

with Nenhum comentário
Unter den Linden e Ilha dos museus

Uma das principais avenidas do centro de Berlim, a Unter den Linden começa no Portão de Brandemburgo, após a Pariser Platz, e vai até a Ilha dos Museus.



A Unter den Linden, cujo nome significa “sob as tílias", começa no Portão de Brandemburgo, após a Pariser Platz, praça que era parte da fronteira entre as duas Alemanhas durante a separação do país. É uma bela praça, animada e movimentada, sempre repleta de turistas. Ao seu redor foram construídas residências elegantes, embaixadas e o luxuoso Hotel Adlon.

Ao longo do caminho da Unter den Linden existem palácios, cafés, restaurantes, lojas, embaixadas, a Universidade Humboldt (onde estudaram Heinrich Heine e Karl Marx, e que teve como professores nomes como Hegel e Einstein), a Ópera, e o memorial Neue Wache às Vítimas da Guerra e da Tirania.

Caminhando pela avenida (prepare-se pois o caminho é longo), chega-se à Ilha dos museus, numa das pontas do rio Spree, Patrimônio Mundial da Humanidade desde 1999. 

O conjunto compreende cinco museus:

  • Pergamonmuseum: o mais visitado de todos, com uma coleção de tesouros arqueológicos como o Altar de Pérgamo (Ásia Menor), o Portão do Mercado de Dileto e o Portal de Ishtar, Via Processional da Babilônia;
  • Bode-Museum: com esculturas, moedas antigas e arte Bizantina:
  • Neues Museum: retrata 6 mil anos da história humana com tesouros do Museu Egípcio e da Coleção de Papiros, bem como coleções do Museu da Pré-História e da Proto-História;
  • Alte Nationalgalerie: obras-primas do Impresssionismo ao Realismo;
  • Altes Museum: possui uma coleção permanente “As novas antiguidades no Museu Antigo”, com antiguidades clássicas (esculturas gregas e romanas).

Perto do Altes Museum encontra-se a Catedral de Berlim - Berliner Dom (1894-1905). Pode-se subir até do domo, de onde se tem uma bela vista da avenida e da prefeitura, a Rotes Rathaus.

GALERIA

Passe o mouse nas imagens para ver a descrição ou clique para aumentar.

Comentários