Ecomuseu da Alsácia: réplica de um vilarejo

with Nenhum comentário

Ruas e jardins, um rio, diversas casas, fazendas, escola, igreja, ateliers de artesanato e até mesmo uma estação ferroviária.



O Ecomuseu da Alsácia, na cidade de Ungersheim possui em sua coleção aproximadamente 40 mil objetos doados por pessoas da região, dentre móveis, objetos da vida diária, roupas, máquinas agrícolas e instrumentos, todos de meados do século XIX até os anos 1950. São estes objetos que decoram as casas e outras construções que fazem parte do museu.

É como se entrássemos num verdadeiro vilarejo do início do século XX, com suas ruas e jardins, um rio, diversas casas, fazendas, escola, igreja, ateliers de artesanato e até mesmo uma estação ferroviária. Parece um "brincar de casinha", para adultos.

Além de exposições, o museu organiza visitas e animações com crianças: ordenha das vacas, passeio em charrete, encontros com artistas, e também festividades presentes no calendário, como corrida aos ovos de Páscoa, por exemplo.

Eu adoro esse tipo de museu. Visitei um em Oslo, Noruega. Há um parecido perto de Brienz, na Suíça, mas não consegui ir até lá. Se estiver na região, não deixe passar essa visita. É impressionante; tanto a coleção como a forma como foi construído. É uma volta no tempo.

GALERIA

Passe o mouse nas imagens para ver a descrição ou clique para aumentar.


LINKS

ECOMUSÉE D'ALSACE  / TOURISME - ALSACE: ECOMUSÉE D'ALSACE: museu ecológico da Alsácia (em português)


Comentários