Solfar – o viajante do sol

with Nenhum comentário

Solar Sun voyager

Um pouco além da Harpa Concert Hall and Conference Center, a sala de concertos e centro de conferências de Reykjavik, em Sæbraut, destaca-se a escultura Sólfarið, ou The Sun Voyager - o viajante do sol.

Feita em aço, a escultura é obra do artista Jón Gunnar Árnason, que ganhou com ela um concurso em 1986, quando a cidade comemorava seus 200 anos.

O concurso foi uma iniciativa dos moradores do distrito de Vesturbær, se bem que a escultura nunca foi colocada ali, mas à beira mar. Em agosto de 1990, a cidade mandou construiur uma pequena plataforma sobre a qual ela se encontra.

Devido ao passado de sagas do país, muitos acreditam que seja a representação de um navio viking. Na verdade, trata-se de um barco dos sonhos e de uma ode ao sol.

Segundo o site Hit Iceland, a escultura tem suas raízes em uma experiência quase espiritual que o artista teve na Finlândia, em 1985, quando teve a visão de um viajante do sol. Ele sentiu ter sido parte de uma jornada da Mongólia à Islândia, há centenas de anos, como numa outra vida antes de sua vida na terra. 

O site Nordic Visitor diz que a intenção de Jón era dar à cidade algo que inspirasse sonhos e imaginação e que simbolizasse luz e esperança.

Vi muitas fotos da Sun Voyager ao entardecer quando a cor do céu e das luzes dão à estrutura uma cor dourada. Acho que é o melhor momento para vê-la. Não tive esta oportunidade. Quem sabe numa próxima vez?

Passe o mouse nas imagens para ver a descrição ou clique para aumentar.

Comentários