Ribeauvillé: entre vinhedos e montanhas

with Nenhum comentário

Cidade medieval, na rota dos vinhos da Alsácia, cercada por 3 castelos.



Na Rota dos vinhos, entre vinhedos e montanha, a cidade de Ribeauvillé deve seu nome à família Ribeaupierre (Idade Média), que mandou construir 3 fortalezas nas colinas que a cercam: o Castelo de St Ulrich, o mais antigo, o Castelo Ginsberg e o Castelo de Haut-Ribeaupierre, o mais alto de todo).

Os castelos são acessíveis apenas à pé. Para quem deseja descobri-los, há um circuito com a duração de 2h30, aproximadamente, chamado de "Circuito dos três castelos". Segue a rota do GR5 (GR = Grandes Randonnées), partindo da Place de la République ou do estacionamento de Lutzelbach.

A Grand’rue e ruas vizinhas possuem construções floridas, dos séculos XV ao XVII, praças e fontes. Destaque para a Maison des Ménétriers, antiga sede da Corporação dos músicos (menestréis, músicos, saltimbancos), com uma escultura em madeira representando a Anunciação, a Virgem Maria e o arcanjo Gabriel.

As cegonhas, presentes na região desde a Idade Média, fazem seus ninhos por ali, no telhado de algumas casas. A uns 20km, na cidade de Turckheim, existem  6 ninhos, dentre eles um selvagem. E, a uns 3km, em Hunawihr, encontra-se o Centro de reintrodução das cegonhas e das lontras da Alsácia.

 

GALERIA

Passe o mouse nas imagens para ver a descrição ou clique para aumentar.

Comentários