Porto antigo (old harbour)

with Nenhum comentário

Porto antigo (old harbor)

O porto antigo - old harbour - foi construído entre os anos 1913 e 1917. Nos últimos anos começou a passar por uma transformação, com a adição da sala de concertos e centro de conferências - Harpa (Concert Hall and Conference Center), comércio e diversos restaurantes, alguns bastante apreciados por moradores e turistas.

O lugar atrai também pelo colorido de suas construções e pela vista: o mar, tendo, ao fundo, o Monte Esja.

Dali partem tours de observação de baleias e puffins. Ah, os puffins. Só os vi em fotos. São pássaros com bicos e pés laranja, pelo que li apreciados não apenas por serem bonitos e fofos, mas também à mesa.

Não andei muito por lá. Era inverno e apesar de gostar do frio, havia muito vento. E também havia muitos lugares fechados.

Um pouco mais à frente, encontra-se o Museu Marítimo que ocupa o espaço de uma antiga fábrica de congelamento de peixes. Não visitei o museu. É que resolvi experimentar o tour de um daqueles ônibus turísticos tipo Hop-on Hop-off e me atrapalhei. Desci no lugar errado, andei muito, um vento frio e cortante, perdi o ônibus seguinte e fiquei com receio de perder o próximo.  Se você tem o hábito de ler este blog, vai ver que, numa situação dessas, costumo dizer: preciso voltar lá!

Criado em 2004, o Museu Marítimo faz parte do Museu da cidade desde 2014. A pesca e a indústria pesqueira sempre foram de grande importância para o desenvolvimento do país e é isto que o museu quer mostrar.

Ao lado do museu, encontra-se ancorado um navio da guarda-costeira, o Óðinn, que pode ser explorado em visitas guiadas.

Do outro lado da rua existem lojas, cafés e restaurantes super simpáticos. Vale conferir.

Passe o mouse nas imagens para ver a descrição ou clique para aumentar.

Comentários