Poreč: no coração da costa oeste da Ístria

with Nenhum comentário

Poreč possui uma igreja magnífica com características bizantinas e belíssimos mosaicos, Patrimônio da Humanidade.



Poreč tem uma longa história: cidade romana, depois conquistada pelos bizantinos, fez parte do Reino dos Francos, optou pelo domínio veneziano até ser destruída pelos genoveses, passando por guerras, epidemias e piratas; dominada pelos austríacos, tornou-se sede do parlamento da Ístria.

Em seu centro histórico, numa península cuja silhueta lembra Rovinj, encontra-se uma jóia rara, a Basílica de Eufrásio, do século VI, patrimônio da Unesco desde 1997 devido à sua beleza e estado de conservação.

Construída durante o bispado de Eufrásio, possui características bizantinas e belíssimos mosaicos de vários tipos e épocas. Logo ao chegar, há um mosaico com fundo dourado sobre o portão de entrada com fundo dourado.

Ainda se vêem mosaicos do piso original: no jardim e na entrada da igreja. As arcadas são sustentadas por colunas de mármore importado de Constantinopla.

Seu maior tesouro são os mosaicos da abside, acima do altar da nave central. Mostram a Virgem entronada com o menino Jesus, rodeados por arcanjos com São Mauro, portetor de Porec. Acima desta cena, um arco mostra santas e o Cordeiro de Deus. Mais acima, como uma frisa, vê-se Cristo e os 12 apóstolos.

No início da rua principal vê-se uma torre pentagonal do século XV. Em sua fachada há um relevo de um leão veneziano.

 

GALERIA

Passe o mouse nas imagens para ver a descrição ou clique para aumentar.

Comentários