Nancy | Para onde?

Nancy: a cidade dos portões de ouro

with Nenhum comentário

Grades em ferro fundido ligam os pavilhões da Place Stanislas, uma das três praças de Nancy que integram o Patrimônio da Humanidade.



Conhecida em todo o mundo pelo conjunto arquitetônico formado por três belas praças, Patrimônios da Humanidade - Place Stanislas, Place de la Carrière e Place d’Alliance, Nancy é uma cidade vibrante, cercada de verde, cuja história remonta à Idade Média.

Devido às grades em ferro fundido, com detalhes em ouro, que ligam os pavilhões da Place Stanislas, Nancy ficou conhecia como "a cidade dos portões de ouro".

O movimento Art Nouveau deu origem à Escola de Nancy e, juntamente com o movimento Art Déco, deixou inúmeros exemplos nas vilas da cidade, tendo contado com artistas de renome como Gallé, Daum e Marjorelle.

A cidade é bem provida de transportes e é uma boa opção de partida para se conhecer a região. No centro, encontra-se a estação ferroviária, para os trens comuns. A 37km encontra-se a estação Lorraine TGV, com trens de grande velocidade com destino a Paris, Bordeaux, Nantes, Rennes, Lille, Estrasburgo e Frankfurt.

Há um ônibus que sai da estação ferroviária no centro de Nancy para a estação Lorraine TGV, que fica em Louvigny, a aproximadamente 37km. Compra-se o bilhete a bordo, com o motorista.

A 35km da cidade, encontra-se o Aeroporto Metz-Nancy-Lorraine, com vôos para algumas cidades da França e de outros países.

Nancy também tem uma grande oferta de hotéis, imóveis para locação e restaurantes de todos os preços, ainda mais por ser uma cidade com grande concentração de estudantes.

Estive por lá diversas vezes, em diversas estações, porque tenho amigos que moram em uma cidade vizinha, mas sempre encontro algo novo para visitar.

 

POR ONDE ANDEI

Grand Rue
with Nenhum comentário

A Grand Rue, como o nome indica, é uma longa rua que se estende de uma das laterais do Arco Héré até a Porte de la Craffe.Com calçamento em pedra, possui cafés, lojas, restaurantes e prédios residenciais, com alguns edifícios … leia mais

Musée de l’École de Nancy
with Nenhum comentário

  O museu localiza-se numa antiga propriedade de Eugène Corbin, mecenas e colecionador da Escola de Nancy, nome dado ao movimento de Art nouveau na cidade (também chamado de Aliança provincial das indústrias da arte), impulsionado por Emile Gallé.É uma casa de … leia mais

Parque da Pépinière
with Nenhum comentário

  Não deixe de visitar o Parque Pepinière (fr. viveiro), o parque mais importante da cidade. Foi um viveiro real, criado por Stanislas. São 23 hectares, no centro de Nancy, a dois passos da Place Stanislas e da Place de la … leia mais

Place de la Carrière
with Nenhum comentário

Na verdade, um longo caminho por onde se estende, de um lado e de outro, uma fileira de tílias, a praça vai da Place Stanistas ao Palais de l’Intendance, atual Palácio do Governo.Surgiu em meados do século XVI, com a … leia mais

Place Stanislas
with Nenhum comentário

Portões de ouro e fontes numa das mais belas praças do mundo Totalmente reformada, a Place Stanislas, construída no século XVIII, é considerada uma das mais belas do mundo. Em seu centro, uma estátua em bronze do Rei Stanislas. As … leia mais

Comentários