Kaiser-Wilhelm-Gedächtniskirche

with Nenhum comentário

Um memorial à paz e à reconciliação, preservando a história, num contraste entre o moderno e o antigo.



A pedra fundamental da igreja foi colocada ali em 22 de março de 1891. Inaugurada em 1 de setembro de 1895, foi projetada pelo arquiteto alemão Franz Schwechten e recebeu este nome em homenagem a Wilhelm I, representado nos mosaicos da torre, chamada de vestíbulo. 

A igreja era bastante conhecida e ali aconteciam cerimônias como batismos, casamentos e funerais, e diversos concertos.

Bombardeada em 1943 e quase totalmente destruída em abril de 1945, foi transformada num memorial memorial à paz e à reconciliação, tornando-se um símbolo do lado ocidental de Berlim. Também representa a força de vontade dos habitantes em reconstruir a cidade após a guerra.

Ali pode-se ver fotos de como era antes e depois do bombardeio, o crucifixo da igreja antiga e outros objetos litúrgicos.

Ao seu lado, encontra-se a nova igreja inaugurada em dezembro de 1961. Projetada por Egon Eiermann, um dos mais proeminentes arquitetos alemães da segunda metade do século XX, possui belos vitrais azuis e, segundo o site Alemanha, férias inesquecíveis, uma incrível acústica que permite ouvir o som de uma agulha caindo. Aqui, uma ressalva: a igreja encontra-se numa área de grande movimento e, portanto, de muito barulho.

GALERIA

Passe o mouse nas imagens para ver a descrição ou clique para aumentar.

Comentários