Harpa Concert and Conference Center

with Nenhum comentário

Harpa Concert and Conference Center

Harpa Concert Hall and Conference Center, a sala de concertos e centro de conferências de Reykjavík, sede da Orquestra Sinfônica Islandesa, da Ópera Islandesa e da Reykjavik Big Band, foi inaugurada em 4 de maio de 2011.

No coração da cidade, à beira do Oceano Atlântico Norte, a obra destaca-se por sua leveza e sua estrutura em vidro, inspirada nas paisagens e nas tradições do país. A estrutura captura e reflete a luz da cidade, do oceano e do céu, e vai mudando de cor.

Obra da firma de arquitetura dinamarquesa Henning Larsen e da empresa de arquitetura islandesa Batteríið Architect, ganhou em 2013 o Prêmio Mies van der Rohe de Arquitetura Contemporânea da União Europeia, concedido pela Comunidade Europeia e pela Fundação Mies van der Rohe. Dentre outras distinções e prêmios, foi escolhida pela prestigiosa revista de música Gramophone como a melhor sala de concertos do novo milênio.

O edifício abriga ainda dois restaurantes - Smurstöðin, no primeiro andar, e Kolabraut, no quarto andar, um serviço de buffet, lojas com artigos musicais, design nórdigo, livros, flores e artigos para presentes. Ali também funciona uma agência de viagens.

Existem tours diários do interior, com guias. Não fiz este tour, mas você pode conseguir informações no site da instituição (link no final da página).

Em frente ao prédio, encontra-se a estátua do violoncelista dinamarquês Erling Blöndal Bengtsson, obra do escultor Ólöf Pálsdóttir. Filho de pai dinamarquês e mãe islandesa, o artista realizou seu primeiro concerto em 1936, aos 4 anos e meio de idade. A estátua é uma prova de apreço por sua obra, não apenas da Islândia, mas de toda a Escandinávia.

Passe o mouse nas imagens para ver a descrição ou clique para aumentar.

Comentários