Hallgrimskirkja

with Nenhum comentário

Hallgrimskirkja

Hallgrimskirkja, a maior igreja da Islândia, faz parte da Igreja evangélia luterana do país e seu nome é uma homenagem a Hallgrímur Pétursson, clérigo do século XVII e autor de uma série de hinos religiosos.

Sua história é longa: a planta começou a ser desenhada em 1937 pelo arquiteto Guðjón Samúelsson, mas a construção só teve início em 1945. E a igreja só foi consagrada em 26 de outubro de 1986, um dia antes da data em que se comemorava o 312º aniversário da morte de Hallgrímur Pétursson. Neste ano Reykavík também comemorou 200 anos.

Com uma fachada escalonada, feita em concreto aparente, a igreja foi desenhada para parecer com a lava basáltica que corre no solo islandês. Para mim ela parece um foguete. Em todo o caso, é bastante impressionante.

O órgão , inaugurado em 1992, é o maior do país e é procurado por artistas de todo o mundo, que vão ali para tocar e gravar.

A maior parte das pessoas chega à Hallgrimskirkja pela rua Skólavörðustígur, que termina na praça em frente à igreja, onde se destaca, imponente, a estátua de Leifur Eiríksson, herói viking da Islândia e o primeiro europeu a chegar à América no ano 1000.

Obra do escultor americano Alexander Stirling Calder, a estátua foi um presente dos Estados Unidos à Islândia para comemorar o milésimo aniversário de Alþingi, o parlamento islandês.

Eu fiz outro caminho, pelo lago, o que foi ótimo porque passei na frente do belo Parque Hallargarðurinn e me permitiu andar por um bairro residencial. Apesar de meio escorregadio e de se levar mais tempo, foi um bom passeio.

Não deixe de subir no alto da torre, de onde se tem uma bela vista da cidade. Fui no final do dia e é muito bonito: quando o sol se põe, o dourado que tinge certas construções vai dando lugar a uma luz rosada que se espalha pelas montanhas e pelo mar.

Passe o mouse nas imagens para ver a descrição ou clique para aumentar.

Comentários