Alsácia | Para onde?

Alsácia

with Nenhum comentário

Assim como sua vizinha, Lorena, a Alsácia foi disputada durante séculos, pela França e pela Alemanha. Francesa desde o Tratao de Vestfália (1648), foi anexada pela Prússia, depois à Alemanha nazista, até voltar a ser francesa em 1919. Isto tudo se deu devido à sua posição, na fronteira com a Suíça e a Alemanha.

Uma região de vales, florestas, planícies e montanhas que dividem a atração com lindas cidades floridas com muitas construções em enxaimel, com madeirame na fachada. Seus vinhos, sylvaner, pinot blanc, riesling e gewürztraminer podem ser descobertos na célebre Rota dos vinhos - Route des vins d’AlsaceNo campo gastronômico, destacam-se o kouglof ou baeckeofe, a tarte flambée (flammekueche) e os pratos feitos com o queijo Munster (queijo de aroma e sabor fortes).

No verão, muitas festas folclóricas com música e danças típicas, expositores de vinhos, muito movimento e animação. 

No inverno, o encanto das feiras de Natal (marchés de Nöel); compra-se vinho quente nas barracas e outras comidas e bebidas para aquecer o corpo. Há também várias opções de presentes.

A maior parte das cidades aqui listadas foram visitadas num verão, a partir de Colmar. Se bem que Estrasburgo é um caso à parte; estive por lá em mais de uma estação, a partir de Colmar e de Nancy. E, certa vez, passei vários dias lá, durante o inverno. Uma estação em que tudo muda, a vida anda mais lenta, há menos turistas. Havia muita neve, mas nada que atrapalhasse os passeios.

Os escritores alsacianos Emile Erckmann e Alexandre Chartrian tão bem diziam "Em que outro lugar se pode encontrar as mais belas florestas, os pinheiros mais antigos, o vales mais vicejantes, os rochedos mais selvagens, uma terra mais pitoresca e rica em lembranças inesquecíveis?"

Realmente, uma região inesquecível. Prepare-se para se apaixonar!

POR ONDE ANDEI

Bergheim: vilarejo medieval
with Nenhum comentário

Charmoso vilarejo no coração dos vinhedos, protegido por muralhas medievais.

Colmar: capital dos vinhos da Alsácia
with Nenhum comentário

A capital da Alsácia central e capital dos vinhos da Alsácia, com sua “pequena Veneza” é uma cidade encantadora. Impossível não se apaixonar.

Ecomuseu da Alsácia: réplica de um vilarejo
with Nenhum comentário

Ruas e jardins, um rio, diversas casas, fazendas, escola, igreja, ateliers de artesanato e até mesmo uma estação ferroviária.

Eguisheim: em meio aos vinhedos da Alsácia
with Nenhum comentário

Cidade medieval, fortificada desde 1257, faz parte da lista da Associação dos mais belos vilarejos da França. Com toda a razão!

Haut-Koenigsbourg
with Nenhum comentário

Um castelo, fortaleza com nove séculos de história: conflitos entre senhores, reis e imperadores, um incêndio e por fim a restauração.

Kaysersberg: a montanha do imperador
with Nenhum comentário

Kaysersberg: outra cidade charmosa e super florida da Alsácia e da Rota dos vinhos, dominada pelas ruínas de um castelo imperial.

Ribeauvillé: entre vinhedos e montanhas
with Nenhum comentário

Ribeauvillé, cidade medieval, na rota dos vinhos da Alsácia, é cercada por 3 castelos.

Turckheim: muralhas, ninhos de cegonhas e lendas
with Nenhum comentário

Cidade murada, com 3 portas, Turckheim é a única do país a ter um autêntico “veilleur de nuit” (zelador da noite).


LINKS

RENDEZ-VOUS NA ALSÁCIA (em português) / TOURISME-ALSACE (em português) 


Comentários