Split: a capital da Dalmácia | Para onde?

Split: a capital da Dalmácia

with Nenhum comentário

Segunda maior cidade da Croácia e capital da Dalmácia, Split possui um dos edifícios mais conservados da arquitetura romana em todo o mundo.



Com 1700 anos de história Split, situada numa península aos pés do Monte Marjan, é a segunda maior cidade da Croácia e a capital da Dalmácia.

Foi ali que o imperador romano Diocleciano mandou construir um palácio similar às fortalezas militares romanas, às margens do Mar Adriático.

O centro histórico de Split faz parte da lista do Patrimônio Mundial da Humanidade desde 1979, e atrai turistas do mundo inteiro.

Junte-se a isto, a beleza de sua costa, com praias exuberantes, um festival de teatro, a cada verão, há mais de 50 anos, uma atmosfera alegre e descolada, bons restaurantes e um povo simpático e hospitaleiro.

POR ONDE ANDEI

Centro histórico
with Nenhum comentário

Praça do Povo: centro comercial e administrativo da cidade no século XV No centro de Split, dentre outras atrações, temos a Praça do Povo, centro comercial e administrativo da cidade no século XV, foi o primeiro setor habitado fora do Palácio … leia mais

Palácio de Diocleciano
with Nenhum comentário

As impressionantes ruínas de uma antiga fortaleza/palácio da era romana(Foto de um painel com a imagem de como seria o palácio; restauração do arquiteto Ernest Hébrard – Unesco/cidade de Split) Um dos edifícios mais bem conservados da arquitetura romana em todo … leia mais

Riva e antigo porto
with Nenhum comentário

Riva, a beira mar de Split: um lugar movimentado, ótimo ponto para se apreciar o por do sol. Riva, a beira mar de Split, começou a ser construída fazem dois séculos. Foi sendo reformada e alargada ao longo do tempo, … leia mais

Praias
with Nenhum comentário

Praias em Split: conhecendo Bačvice e Kašjuni. Há mais de uma praia na cidade. Conheci duas: Bačvice e Kašjuni. Fui efetivamente na primeira e passei pela segunda num passeio de bondinho até o Monte Marjan (não recomendo o passeio. Há … leia mais

 

Veja, na página da Dalmácia, passeios a partir de Split.

Fiquei na cidade por nove dias. É uma boa base para se conhecer as ilhas de Hvar e Brač. Acho que poderia ter ficado mais tempo, pois havia mais lugares que queria conhecer e acabou não sendo possível. Aluguei um carro por poucos dias. É muito fácil viajar pela região.

 

Comentários