Šibenik: onde o rio encontra o mar

with Nenhum comentário
Sibenik

A mais antiga cidade nativa do país, numa pitoresca baía onde o rio Krka encontra o mar.



Localizada na parte central da Costa Adriática da Croácia, entre Split e Zadar, numa pitoresca baía onde o rio Krka encontra o mar, Šibenik, a mais antiga cidade nativa do país, foi mencionada pela primeira vez em 1066, num documento escrito pelo rei croata Peta Krešimir IV.

Uma das heranças culturais da cidade é a Catedral de São Jaime, construída entre 1431 e 1535. Sua estrutura foi feita com pedras locais e o domo com lajes de pedrada encaixadas. Destaque para o portal gótico, decorado com grupos de esculturas de santos.

Na Praça da Catedral, encontra-se a estátua de Juraj Dalmatinac, escultor e arquiteto croata, que projetou partes da igreja. 

Mais adiante, numa outra praça, vê-se a Antiga Galeria (1532-1543), que foi sede do conselho municipal e, em frente à orla, o Museu Cívico.

A 70m acima do mar, atrás do centro histórico, destaca-se o Forte de São Miguel (séculos XV-XVII), a defesa mais antiga da cidade. Infelizmente não pude ir até lá, mas pelas fotos que vi a vista é incrível.

Perto de Šibenik encontram-se dois parques nacionais de extrema beleza: Krka e Kornati, que infelizmente não visitei, o que, somado à visita do forte, com toda certeza, são motivos mais do que suficientes para voltar ali.

GALERIA

Passe o mouse nas imagens para ver a descrição ou clique para aumentar.

Comentários