Rodemack: a Pequena Carcassonne da Lorena

with Nenhum comentário

Cidade medieval, um dos "Mais belos vilarejos da França", Rodemack encontra-se coração do Pays des Trois Frontières.



A 6km do Grão Ducado de Luxemburgo e a 20kms da Alemanha, no coração do Pays des Trois Frontières (País das Três Fronteiras - França, Suíça, Alemanha), a cidade medieval de Rodemack, cercada por uma muralha, é chamada de "A pequena Carcassonne da Lorena” e, desde 1987, faz parte da lista da Associação dos “Mais belos vilarejos da França” (Les plus beaux villages de France).

Fui parar em Rodemack com amigos para conhecer seu Jardim Medieval, uma réplica dos jardins organizados segundo um plano geométrico simples, encontrados na Idade Média.

É um jardim simples, mas muito bonito. Se você estiver pela região, vale a visita. Pena que não pude ver a fortaleza com suas duas torres, nem as muralhas de longe. Pelas fotos da página de turismo, a vista é muito bonita. 

Diz a página oficial de turismo da cidade: "o jardim compõe-se de 4 espaços:

1: plantas medicinais ou "jardins dos simples". Contém, dentre outras, plantas como o absinto (para abrir o apetite), o tomilho (antibiótico por excelência), a verbena (que acaba com a febre) ou ainda a melissa (calmante e antiespasmódico);

2: plantas aromáticas culinárias - especiarias e condimentos;

3: legumes e culturas de subsistência como o cardo (da mesma espécie da alcachofra), a azeda (ou azedinha) ou a menta;

4: flores e plantas ornamentais."

GALERIA

Passe o mouse nas imagens para ver a descrição ou clique para aumentar.

Comentários