Piana: um cenário de cartão postal

with Nenhum comentário

"Um dos mais belos vilarejos da França", Piana tem como pano de fundo o Golfo de Porto.



A pequena cidade de Piana, "um dos mais belos vilarejos da França", tem como pano de fundo o Golfo de Porto, com suas águas de um azul profundo, onde se destacam as penínsulas de Senino e Scandola.

Na saída da cidade, na estrada sinuosa que desce em direção a Porto, encontram-se as Calanques de Piana (Calanches/desfiladeiros) que, em conjunto com o Golfo de Porto, foram declarados Patrimônio da Humanidade. São formações rochosas de pórfiros, num tom que mistura o vermelho e o rosa escuro.

Cheguei a Piana partindo de Porto-Vecchio, cansada depois de dirigir por uma estrada muitas vezes estreita e sinuosa, a beira de alguns precipícios.

Queria ir a Porto, de onde saem os barcos que levam para ver as Calanques do mar. Mas não no mesmo dia. No hotel, porém, disseram-se que o mar estava mudando e que talvez não houvessem saídas no dia seguinte.

Assim, desci em direção a Porto, sem saber que a estrada era menor e mais sinuosa do que as que havia percorrido até então.

O bom é que os desfiladeiros são tão surpreendentes que todo mundo vai bem devagar para apreciar a vista. Existem alguns recuos na estrada, entre um paredão e outro de pedra, onde se pode parar o carro e sair andando; ao final do grupo de rochedos, há um estacionamento.

GALERIA

Passe o mouse nas imagens para ver a descrição ou clique para aumentar.


LINKS

PIANA


Comentários