Vagão

O bilhete mostra o número do trem, o número do vagão e o número da poltrona. Os dois primeiros aparecem num pequeno painel eletrônico ao lado da porta de cada vagão. O número da poltrona é indicado sobre cada uma, como no avião (na foto, o número 8, ao lado da porta, corresponde ao número do vagão).

Se, ao chegar à estação, o trem estiver para partir, é bom embarcar em qualquer vagão, pois é possível passar de um para o outro. O único problema é carregar a mala até encontrar o lugar marcado. Mas, pelo menos, não se corre o risco de perder o trem. Pode-se sentar em qualquer lugar, mas, como os bilhetes são vendidos com lugar marcado, o que pode acontecer é, a cada parada, ter que trocar de lugar. No entanto, deve-se estar atento à classe de viagem, evitando ficar na primeira classe, se o bilhete for de segunda classe.

Em trens urbanos ou em tens internacionais comuns não há lugar marcado. Mas é sempre preciso prestar atenção ao destino final. É que muitas vezes os trens se dividem, indo cada parte para um lugar diferente.

Se não der tempo de comprar o bilhete, mas você precisar embarcar assim mesmo, comunique ao fiscal quando o vir. Você pode efetuar o pagamento para ele, mas será mais caro.

Na França, que é o país que conheço mais, existem alguns vagões onde se pede para deixar o celular no silencioso. Tratam-se de vagões "zen". Se precisar falar, vá para fora da cabine: há um espaço entre um vagão e outro. Em alguns trens, há banheiro e bagageiros neste espaço.

Validando o bilhete

Atenção: se o bilhete foi comprado na loja ou em alguma máquina, verificar se é preciso validá-lo (fr. composter) antes do embarque.

Na França e na Itália, na entrada da plataforma de embarque, há uma máquina amarela, para tal. Isto não é necessário para bilhetes eletrônicos que, no entanto, não devem ser recortados. Se o bilhete for inserido no sentido errado na máquina, ela avisa para virá-lo.

Se não der tempo de carimbar o bilhete, é preciso explicá-lo ao fiscal dentro do trem (contrôleur, em francês), para evitar uma multa.

Passe o mouse nas imagens para ver a descrição ou clique para aumentar.

É preciso estar sempre atento às paradas, caso o destino escolhido não seja ponto final. O tempo de espera, para descer do trem antes que ele parta novamente é bem curto. Nos trens de grande velocidade, os anúncios são feitos sempre no(s) idioma(s) local(is) e em inglês.