bilhete TGV

Existem três formas de se adquirir um bilhete de trem morando no Brasil:

  • por meio de um agente de viagens;
  • por meio de um representante;
  • pela internet, diretamente da companhia de trens ou pelo sítio do RailEurope.

 

A partir de três meses da data da viagem já é possível adquirir os bilhetes.

Muitas empresas já oferecem a opção do bilhete on line impresso, além da entrega em domicílio ou retirada nos guichês ou máquinas automáticas das estações de trem. No caso da retirada em um guichê, ou seja, numa loja, será necessário apresentar o mesmo cartão de crédito que foi usado para a compra.

Caso o bilhete não seja impresso no momento da compra, mas havendo esta opção, isto pode ser feito posteriormente, ao acessar a reserva, em qualquer computador.

Se você comprar um bilhete pela internet, com a Deustche Bahn (Alemanha), terá que levar o cartão que usou para o pagamento, mesmo que ele já esteja vencido.

Alguns países estão lançando o bilhete via celular, com QR code, como já existe no Brasil com o cartão de embarque de algumas companhias aéreas.

Pode-se consultar preços e horários nas páginas das empresas ferroviárias.

O pagamento é feito on line, com o cartão de crédito. Escolhe-se horário, classe de viagem, e assento. É como comprar um bilhete de avião.

Comprando os bilhetes logo na abertura das vendas, consegue-se um bom preço e, algumas vezes, dependendo da duração da viagem, vale a pena comprar a primeira classe.

Fiz isso num trajeto entre a Áustria e a Itália. E tive que esperar um certo tempo na estação. Andando de um lado para o outro, reparei numa sala de espera para clientes de primeira classe. O meu bilhete permitia isso! Era uma sala modesta, mas havia lugares confortáveis para sentar, água, café, biscoitos, jornais e acesso à internet. Fique atento!

Fica a dica!

bilhetes trem2

MÁQUINAS PARA COMPRA DE BILHETEES

E EMISSÃO DE BILHETES JÁ COMPRADOS (FRANÇA)

bilhetes trem3