Viagens de trem | Para onde?

 

Thalys Bruxelas Paris2

Trens são ótimas opções para se viajar, principalmente para trajetos de até 500km de distância. São seguros, rápidos e estão, quase sempre, no horário. Os atrasos são raros.

Para o Brasil, os sites das empresas costumam direcionar a consulta para página da RailEurope. Os bilhetes, quando não há a opção de impressão on line, chegam no endereço indicado, pagando-se uma taxa de entrega. Se o bilhete for perdido, roubado ou esquecido em algum lugar, não há reposição. Será necessário comprar outro bilhete.

Existe a bordo um vagão bar. Os produtos costumam ser bem mais caros, mas os que viajam pela primeira vez devem ir até lá, nem que seja para ver como é. Ao andar pelo trem, deve-se sempre levar o bilhete, caso o fiscal o peça.

Atenção ao horário! Com raras exceções, os trens sempre saem no horário.

Numa parada, não se deve descer do trem, a menos que seja a cidade destino. Geralmente ele parte em 1 ou 2 minutos.

E atenção à bagagem. Assim como nos aeroportos, qualquer bagagem desacompanhada é suspeita. Não há muito lugar para as bagagens nos trens. É bom chegar cedo, para embarcar logo. As chances de conseguir lugar para as malas serão maiores.

Bilhetes de trem
with Nenhum Comentário

Existem três formas de se adquirir um bilhete de trem morando no Brasil: por meio de um agente de viagens; por meio de um representante; pela internet, diretamente da companhia de trens ou pelo sítio do RailEurope.   A partir … leia mais

Embarque e desembarque
with Nenhum Comentário

O bilhete mostra o número do trem, o número do vagão e o número da poltrona. Os dois primeiros aparecem num pequeno painel eletrônico ao lado da porta de cada vagão. O número da poltrona é indicado sobre cada uma, como … leia mais

Fotos
with Nenhum Comentário

Veja mais fotos: vagão restaurante, plataformas, vagões de passageiros, painéis de chegadas e partidas, diversos países. Passe o mouse nas imagens para ver a descrição ou clique para aumentar.