Honfleur | Para onde?

Honfleur: um porto pra lá de charmoso

with Nenhum comentário

O slogan da cidade, como em nenhum outro porto, faz um pequeno trocadilho com "como em nenhuma outra parte”. E é a mais pura verdade.



O slogan da cidade, como em nenhum outro porto, faz um pequeno trocadilho com "como em nenhuma outra parte”. Verdade. Nenhum outro porto é como este!

Cidade medieval e porto pesqueiro no estuário do Sena, a uns 190km de Paris, a cidade atraiu escritores, músicos e pintores (franceses e estrangeiros), estes últimos encantados com a luz do estuário.

Sua história teve início na época galo-romana; desenvolveu-se a partir do século X e tornou-se um dos portos mais importantes do ducado da Normandia.

Hoje, atrai turistas do mundo todo, encantados com as cores de suas construções, com sua enseada, suas ruazinhas estreitas cheias de charme.

Estive em Honfleur mais de uma vez, mas apenas para passeios de um dia. Geralmente a gente chega, passeia pelo Vieux Bassin, vai até a igreja e caminha nas ruas ali perto. Mas eu queria andar mais, ficar mais tempo, aproveitar mais. Foi assim que, em meados de setembro de 2016, pernoitei num hotel da cidade. E acho que deveria ter ficado mais uma noite. É que, ali perto, é possível visitar um bunker, vestígio da Segunda Guerra Mundial; também pode-se fazer passeios de barco pelo estuário do rio Sena, passando pela Ponte da Normandia. Já quase na hora de jantar, descobri um lavoir (antigos tanques para se lavar roupa) no início do bairro Saint-Léonard, mas não tive tempo de explorar direito o bairro. 

Em setembro, o tempo ainda é quente (refresca um pouco à noite), há uma luz bonita no final da tarde, a noite é animada, mas sem a confusão das férias de verão.

POR ONDE ANDEI

Igreja Sainte Catherine
with Nenhum comentário

Localizada no bairro Sainte Catherine, a igreja de mesmo nome foi construída onde havia uma antiga igreja de pedra. Toda em madeira, foi feita pelos habitantes da cidade em várias etapas (1460/1496), usando seus conhecimentos de construção naval. Seu teto … leia mais

Manoir de Roncheville
with Nenhum comentário

Monumento histórico, antiga casa dos senhores de Honfleur O Manoir de Roncheville era a casa senhorial dos Bertran, barões de Bricquebec, viscondes de Fauguernon e de Roncheville, senhores de Honfleur (1206-até a Guerra dos Cem Anos). Com a guerra, tornou-se … leia mais

Museus
with Nenhum comentário

Uma antiga prisão e uma igreja transformados em museu Visitei dois museus: o Museu Etnográfico (Musée d’Ethnographie et d’Art Populaire Normand), na rue des Prisons, e o Museu Naval (Musée de la Marine), em frente ao Vieux Bassin. O Museu … leia mais

Vieux Bassin e Lieutenance
with Nenhum comentário

O reflexo das casas dos séculos XVII e XVIII e das embarcações nas águas da enseada formam uma paisagem de cartão postal. O Vieux Bassin, criado em 1681, é uma pequena enseada rodeada pelas construções típicas do cais Sainte-Catherine, pela … leia mais


LINKS: HONFLEUR: comme nul port ailleurs

 

Comentários