Frankfurt: onde o antigo e o moderno se encontram

with Nenhum comentário
Frankfurt: onde o antigo e o moderno se encontram

Cidade de Goethe e maior centro financeiro da Europa, Frankfurt é uma cidade moderna, com uma arquitetura futurista e um belo centro histórico.



Cidade de Goethe e maior centro financeiro da Europa, Frankfurt é uma cidade moderna, com uma arquitetura futurista. Mas a cidade também possui um centro histórico com uma das mais belas prefeituras do país, a Römer, e construções que remontam à Idade Média. Seu aeroporto é o terceiro maior da Europa. E tem o rio, onde é gostoso passear principalmente no final da tarde, quando a luz deixa o reflexo das construções em suas águas. Dali partem diversos barcos em passeios turísticos.

A cidade é sede de inúmeras feiras internacionais, dentre elas a conhecida Feira do Livro, em Frankfurt Messe, por onde passam milhares de pessoas do mundo inteiro. Messe, localiza-se em um bairro novo, com prédios modernos, diversos hotéis, shopping, cafés restaurantes, engloba vários pavilhões em 366,637 metros quadrados.

Frankfurt não é um destino turístico. Confesso que passei diversas vezes pelo aeroporto, em vôos de conexão, sem jamais conhecer a cidade. Só fui visitá-la em 2014, também devido a uma conexão. Já que havia passado por ali tantas vezes, por que não aproveitar para conhecer a cidade? Depois dessa primeira vez, já voltei mais duas. Tá bom, também devido a vôos de conexão.

Ao longo dessas visitas fui descobrindo que a cidade é um ótimo ponto de partida para se conhecer cidades vizinhas como Heidelberg, Rüdesheim am Rheim, Idstein e Eltville. A Nicole, uma alemã que sigo no Instagram, e que tem um blog, onde postou fotos de Idstein e de Eltville (foi o que me levou a conhecera-me-las) me recomendou também Oberursel, Frankfurt Höchst, Königstein e Kronberg. Vale a pena checar.

POR ONDE ANDEI

Muitos hotéis concentram-se perto da estação ferroviária. Dali, basta ir descendo em direção ao rio - vá pela Kaiserstrasse, uma grande rua onde prédios antigos e modernos se misturam.

  • Paulsplatz: a caminho do Römerberg, passa-se pela Paulsplatz, onde se encontra a Paulskirche (Igreja de São Paulo), sede da primeira Assembléia Nacional alemã (1848/1849) e símbolo da democracia alemã;
  • Römerberg: aqui eram realizadas as grandes feiras da cidade e cerimônias pomposas, como a coroação do imperador alemão. Destruídas por um bombardeio em março de 1944, as casas foram reconstruídas segundo as originais;
  • Römer: prefeitura e sede do governo municipal por mais de 600 anos;

  • Kaiserdom: Catedral, perto da praça da prefeitura. Sua história remonta ao ano 852. Ali foram coroados dez imperadores;
  • Hauptwache: perto do Centro histórico. Trata-se de uma construção barroca (1729-1731), que foi sede da Guarda principal de Frankfurt, abriga um café/restaurante onde é bem agradável sentar-se nos dias quentes do verão para apreciar uma bela cerveja local;
  • Atrás da Hauptwache, estende-se uma grande rua comercial, a Zeil, só para pedestres. Logo no início da rua, um prédio de arquitetura futurista chama a atenção. Trata-se do My Zeil, um centro comercial inaugurado em 2009. Não deixe de entrar, mesmo que não queira comprar nada, só para apreciar o projeto arquitetônico.

GALERIA

Passe o mouse nas imagens para ver a descrição ou clique para aumentar.


LINKS

ALEMANHA: férias inesquecíveis: Frankfurt  / FRANKFURT AM MAIN


Comentários