Eguisheim: em meio aos vinhedos da Alsácia

with Nenhum comentário

Classificado como um dos mais belos vilarejos da França. Com toda a razão!



Ao sul de Colmar, em meio aos vinhedos, a cidade medieval de Eguisheim, fortificada desde 1257, foi classificada, em 2003, como Um dos mais belos vilarejos da França. Em 1989 recebeu o Prêmio Nacional de Flores.

A cidade faz jus a tais prêmios: são tantas flores, e tão belas, e as casas tão coloridas, muitas delas em enxaimel, que passamos o tempo todo a dizer: “olha que lindo”.

Eguisheim foi construída em círculos concêntricos. Assim, ao entrar numa rua, e ir passeando pelas que se seguem, você vai acabar saindo na rua principal bem mais acima do que onde entrou inicialmente. Estranho, é preciso ir, para ver como funciona, mas super interessante.

No último final de semana de agosto, a cidade abriga a Fête des Vignerons (Festa dos viticultores).

Destaques para a escultura dos séculos XIII-XIV em madeira, no portal da Igreja dedicada a São Pedro e São Paulo; para o Castelo Bas d'Eguisheim (apenas visitas guiadas pelo pessoal do Posto de turismo) e para as fontes - Fonte da Praça do Mercado (1557) - monumento histórico, Fonte da Virgem (1563), Fonte da Porte Basse (1841) e Fonte Saint Léon (1834), uma das maiores da região.

 

Passe o mouse nas imagens para ver a descrição ou clique para aumentar.

Comentários