Croácia | Para onde?

Croácia

with Nenhum Comentário

Conhecida como “a pérola do Adriático”, a Croácia tornou-se um destino turístico bastante procurado a partir de 2012. Não é para menos: sua costa possui águas límpidas e centenas de ilhas; some-se a isso palácios, belas cidades como Split e Dubrovnik (usadas como cenário de filmes e séries), e um rico patrimônio histórico.

Estive na Croácia em 2014, na época do Copa do Mundo. A viagem já estava programada quando ocorreu o sorteio dos adversários do Brasil. Cheguei em Zagreb no dia do primeiro jogo da Seleção, justamente contra a Croácia. O país estava em festa e havia um telão na praça principal.

Comecei a viagem por Zagreb; depois, com receio das estradas (não tinha a menor ideia de como era o país), segui para Split, na região da Dalmácia, ao sul, de avião.  O retorno para Zagreb também foi de avião, retirando um carro no aeroporto para seguir para a região da Ístria, península triangular no noroeste do país. A cidade base foi Rovinj. E é assim que esta página está dividida. Dentro de cada região, você verá as cidades que visitei.

Só posso dizer que adorei. As cidades, a história, o povo, a comida, a cerveja, o vinho e os lugares onde me hospedei. 

Confesso que deveria ter planejado melhor a viagem e olha que li bastante sobre as cidades e regiões. Na verdade, era um país do qual pouco havia ouvido falar e não sabia muito para que lado ir.

Muita gente desce até Dubrovknick e acaba esticando até Montenegro. Até pensei em fazer o mesmo, quando comecei a ler algumas reportagens sobre a Ístria e cismei que tinha que ir até lá. Mas nessa região, faltou visitar Motovun, uma cidade medieval no alto de uma colina, Hum, considerada pelo Guinness World Records como a menor cidade no mundo, e o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice, um parque deslumbrante, Patrimônio Natural da Humanidade, com bosques, cascatas, trilhas, vasta flora e fauna.

Se você gosta de praias, planeje bem para aproveitar as ilhas. Perto de Split, fui a Hvar e Brač, mas apenas para passar o dia. Se voltar ao país, pretendo me hospedar nos dois lugares pois são lindíssimos. Em Hvar, os barcos parecem flutuar sobre as águas. Não dá vontade de ir embora. Mas não deu tempo de ir a Korkula, nem a Vis, ilhas que queria muito conhecer.

E, então, pronto para descobrir um pouco da Croácia comigo? Escolha por onde começar e, boa viagem. Espero que goste.


 

É bom aprender algumas palavras em croata. As pessoas em geral ficam super contentes e adoram ajudar a melhorar nossa pronúncia.

Em várias ocasiões essa tentativa funcionou como um "quebra gelo" com os garçons que chegavam sérios e depois achavam graça na nossa tentativa (mais da minha irmã, que estava comigo) de falar o nome das cervejas. Nossa dificuldade maior era com a marca Ožujsko. Não conseguíamos decorar se a pronúncia era "odjúsko" ou "odjuísko". Ou sabe-se la o quê.

 



POR ONDE ANDEI

Dalmácia
with Nenhum Comentário

Belas praias e ilhas, um mar transparente e uma grande herança cultural.

Ístria
with Nenhum Comentário

Uma costa banhada pelo mar e a sexta maior arena do mundo.

Zagreb: entre a Costa Adriática e a Europa central
with Nenhum Comentário

A capital da Croácia possui parques, inúmeros museus e galerias, e é um centro de negócios.

Comentários