Château Gaillard: o castelo de Ricardo Coração de Leão

with Nenhum comentário

As ruínas do castelo, construído em apenas dois anos a mando de Ricardo Coração de Leão, inspiraram escritores e pintores.



O Castelo, uma fortaleza medieval, foi construído entre 1196 e 1198, a mando de Ricardo Coração de Leão, Duque da Normandia e rei da Inglaterra, para proteger o rio Sena e a cidade de Rouen do Rei da França, Philippe Auguste.

Em 6 de março de 1204, o castelo é conquistado pelos franceses, que tomam de volta a Normandia pouco depois.

Durante a Guerra dos Cem Anos o castelo foi possessão tanto dos franceses quanto dos ingleses, abrigou os reis franceses Luís IX e Philippe III, acolheu o exílio de David Bruce, futuro rei da Escócia, e também serviu como prisão.

Pouco a pouco o castelo perdeu sua função de proteção, acabou sendo pilhado e, entre 1603 e 1611, foi sendo demolido sendo suas pedras usadas para outras construções.

Suas ruínas inspiraram pintores impressionistas e escritores. Não é para menos. Localizado em uma colina rochosa, acima da cidade de Le Petit-Andely, onde o rio Sena faz uma curva, com uma sucessão de falésias calcárias, o castelo integra-se perfeitamente à paisagem. ao deve parecer mágico envolto pela bruma.

GALERIA

Passe o mouse nas imagens para ver a descrição ou clique para aumentar.

Comentários