Centro

with Nenhum comentário

Um centro simpático, com algumas construções típicas e ruas tranquilas que levam ao mar



As três falésias de Étretat - Aval, Amont e Manneporte, também chamadas de portas, são conhecidas mundialmente. Nada mais lógico do que, ao chegar a cidade, todos se precipitem em direção ao mar.

E o centro de Étretat, como é? Bem, só fui ver o centro em minha terceira visita, e acho que isso só aconteceu porque me hospedei por uma noite em um chambre d’hôtes, e precisava passar por ali para chegar à praia.

A construção que mais se destaca é o Vieux marché - o antigo mercado. Na praça onde se encontra, a Praça do Mercado, havia, inicialmente, uma granja, um pântano, um canal e uma ponte.

O mercado, todo em madeira, foi construído em 1926. Atualmente, encontra-se ali objetos de artesanato, artigos para presente e decoração e produtos regionais.

Uma placa acima da entrada principal nos lembra o papel da cidade durante as duas guerras mundiais:

Étretat, onde, durante a guerra de 1914-1918 funcionou um hospital britânico e, depois, um hospital americano, onde respousam para sempre 549 combatentes britânicos da Primeira Guerra Mundial, onde chegou, em 2 de setembro de 1944, a 51a divisão de Highlanders dos exécitos do General Eisenhower e onde foi instalado, em 1945, o Campo Pal Mall americano, exprime aqui sua gratidão e sua amizade à Grã-Bretanha e aos Estados Unidos da América.

Há diversos restaurantes, lojas e hotéis. Algumas ruas são apenas para pedestres. Aqui e ali vê-se algumas construções em enxaimel, algumas com belos detalhes esculpidos na madeira, outras em tijolo aparente.

Da Praça do Mercado é possível avistar a Capela de Notre-Dame de la Garde no alto da Falésia de Amont.

François-Xavier, morador de Étretat e um apaixonado pelo local, em seu blog, EN: Étretat Normandie, sugere que se passe também pelo boulevard René Coty, a Place Maréchal Foch e a rue Alphonse Karr. Confesso que não fiz isso. Bom, acho que não. É que não me lembro o nome das ruas por onde passei.

GALERIA

Passe o mouse nas imagens para ver a descrição ou clique para aumentar

Comentários