Brač: a maior ilha da Dalmácia central

with Nenhum comentário
Brac

A maior das ilhas da Dalmácia central



A ilha de Brač é a maior das ilhas da Dalmácia central e a terceira maior da Croácia.

A ilha é conhecida também pela qualidade das pedras ali existentes, usadas para construir diversos palácios.

O centro econômico de Brac é Supetar, uma das cidades onde chegam os ferries que ligam a ilha ao continente. Vale a pena gastar um pouco de tempo para conhecê-lo. Há um posto de turismo logo ao chegar. Mais adiante, encontra-se a igreja da Anunciação, do século XVIII, ao lado da Torre do relógio. A longo da calçada existem algumas barracas vendendo artigos para presentes e produtos regionais.

A praia de Zlatini rat (Chifre dourado), em Bol, no sul da ilha, é seu cartão postal. Uma parte desta praia estende-se como uma língua em direção às águas azuis do Adriático.

Eu já havia visto muitas fotos dessa praia. Não sei dizer que é tão ou mais bonita do que as fotos. Se for no verão, chegue cedo.

Eles possuem uma ótima estrutura com diversas cadeiras e guarda-sóis para alugar, um grande banheiro e barracas que vendem comida, frutas e bebidas, coisa rara em praias no exterior. Geralmente, quando há essa estrutura, a parte da praia, onde estão as cadeiras, fica meio privativa. Aqui não. Nem preciso dizer que não dá vontade de ir embora. Preciso?

 

COMO CHEGAR A SUPETAR

Existem ferries que ligam Split e Makarska aos portos de Supetar e Sumartin, em Brač.

No verão, a linha Split/Supetar tem saídas quase que horárias e o trajeto dura aproximadamente 50 minutos. O trajeto Makarska/Sumartin é um pouco mais barato e com menor duração, sendo aconselhável àqueles que vão se hospedar no lado leste da ilha.

Há, também, um aeroporto, localizado a 14km de Bol e a 32km de Supetar, porém só funciona no verão.

COMO CHEGAR À PRAIA DE ZLATINI RAT

Partindo do porto de Brač, existem duas formas de se chegar à praia de Zlatini rat, se você não estiver de carro: de ônibus e de táxi. De ônibus, o trajeto leva 1h. Então, acaba-se optando pelo táxi. Mas fique atento, porque, se demorar, não vai achar nenhum livre.

Táxis grandes, tipo van, acabam levando outras pessoas e rateando o preço. Você pode combinar o retorno com o taxista.

Meu conselho? Se tiver alugado um carro, vá com ele.

Existe uma grande estrutura na praia: barracas que vendem comida e bebida, banheiros, chuveiros e vestiários. Caso deseje cadeiras e guarda-sóis, é preciso pagar.

GALERIA

Passe o mouse nas imagens para ver a descrição ou clique para aumentar.

Comentários