Bonifacio: cidade de falésias | Para onde?

Bonifacio: cidade de falésias

with Nenhum comentário

Cidade de falésias com mais de 25 milhões de anos, criadas pela ação do vento e do mar.



Fundada em 830, Bonifacio foi uma das primeiras cidades da Córsega. 

A cidade alta, fortificada, fica a mais de 60m de altura e proporciona uma vista excepcional do mar e das falésias.A impressão que se tem, é que não há foto que consiga mostrar a beleza do lugar. É impressionante, majestoso, uma obra prima da natureza.

Se estiver em outra cidade e for apenas passar o dia em Bonifacio, e se for verão, chegue cedo, de preferência antes da 9h. Caso contrário, além de enfrentar o trânsito e ter dificuldade em estacionar o carro, você pode não encontrar lugares vagos nos barcos que saem do porto para ver as falésias, um passeio imperdível, acredite.

Há um estacionamento pago acima do porto. Ao descer, de frente para o mar, siga para a sua direita. Os barcos saem de lá. Na parte à esquerda, há um guichê de venda mas é para os ferries que partem para a Sardenha.

Eu disse ao guia do barco que nunca tinha visto nada tão belo. Ele levantou um dedo, olhou para mim e, quando ia falar, acrescentei: "c'est magnifique" (é magnífico). Ele, então, completou: "oui, voilà le mot" (sim, esta é a palavra certa).

Pena que não pude fazer o passeio ao arquipélago das Ilhas Lavezzi, reserva marinha protegida desde 1982 no extremo sul da Córsega, a uma hora de barco de Bonifacio ou da Sardenha: praias de areia, mar azul turquesa por vezes verde esmeralda, águas límpidas, formações rochosas em granito, uma natureza árida.

Mas o que vi de Bonifacio me encantou. Quero muito voltar lá, mas me hospedar da cidade, aproveitar mais. Acho que muitos de nós fazemos isso: ficamos em uma cidade e vamos passar o dia em outra, mas saímos de lá com a sensação de que deveríamos, ao menos, passar a noite ali, ficar um pouco mais.

GALERIA

Passe o mouse nas imagens para ver a descrição ou clique para aumentar.

VAMOS À PRAIA?

Praia de Rondinara
with Nenhum comentário

Areia fina, águas calmas e uma mescla de tons de azul Entre Porto-Vecchio e Bonifacio, o caminho para a praia é cheio de curvas e subidas. Se você já esteve em outras praias antes dessa, e se impressionou com a vista, … leia mais

GRAIN DE SABLE

Com 29m de altura, o rochedo é uma das atrações da cidade. Ele teria se soltado da falésia, sendo esculpido pela erosão do mar. No dialeto local seu nome é U Diu Grossu (polegar), mas em francês chama-se Grain de sable (grão de areia).

 

Comentários