Ajaccio: capital da Córsega

with Nenhum comentário

Cidade de arte e de história, terra natal de Napoleão Bonaparte



Terra natal de Napoleão Bonaparte, Ajaccio, capital da Córsega e também da Córsega do Sul, é sede da Assembléia Territorial da Córsega.

Em 2012, a cidade recebeu a classificação de “Cidade de arte e de história”. São 21 edifícios considerados Monumentos históricos, um museu - Palais Fesch, uma biblioteca com mais de 40 mil obras dos séculos XV ao XIX, bem como 29 incunábulos e 200 manuscrito - Biblioteca Fesch, e a casa natal de Napoleão I. Visitei apenas o museu e a Casa de Napoleão:

  • Museu Fesch: construído por ordem do Cardeal Fesch, tio de Napoleão I, para abrigar um Instituto de Artes e de Ciências. Possui a segunda maior coleção francesa de pinturas italianas, ficando atrás apenas do Museu do Louvre;

  • Casa natal de Napoleão Bonaparte: o general teria dormido no quarto conhecido como "alcova", do dia 29 de setembro a 5 de outubro de 1799, quando de seu retorno da campanha do Egito. Depois disso, deixou a Córsega para sempre.

Para completar, Ajaccio possui aproximadamente 20 km de praias tão diversificadas quanto as do restante da ilha. Isto foi o que li pois, tendo passado apenas duas noites na cidade, não cheguei a conhecer nenhuma. Se você já leu outros artigos deste site, verá que aqui bem cabe o meu moto: "uma boa desculpa para voltar".

GALERIA

Passe o mouse nas imagens para ver a descrição ou clique para aumentar.

Comentários